sábado, 24 de novembro de 2007

Tarefa 2 - Bombril x Assolan

Bombril

É uma marca solidificada, que apoiou sua comunicação durante muitos anos em seu garoto-propaganda Carlos Moreno. Sempre optou pelo humor em seus anúncios, que têm como "padrão" um formato simples: o fundo escuro com a logo da marca, um balcão com o produto e o apresentador. Por optar por esse formato, teve de desenvolver ótimos argumentos e uma Redação Publicitária muito criativa para manter a atenção do público mesmo após todos esses anos. Após um breve período sem o seu garoto-propaganda, ele voltou. Em seus últimos anúncios trouxe convidados famosos, que sempre estão envolvidos com o tema proposto: Pelé, Reynaldo Gianechini e Nelson Ned, além da paródia de Charles Chaplin. Depois de ver sua soberania afetada pela chegada da rival, Assolan, fez um comercial reforçando sua qualidade, baseado no argumento de credibilidade da marca, que já é tradicional na vida das donas-de-casa.

O comercial que "alfineta" a Assolan está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=P-o92KNXxys

Assolan

A marca chega com uma difícil missão: concorrer com uma líder absoluta na categoria. Ela adota uma comunicação totalmente diferente da rival, usando a tecnologia para animar o produto, que aparece dançando e cantando em alto estilo no comercial. Inicialmente eles usaram uma paródia de uma música da banda Rouge, que estava estourada. Em seguida, repetiram a dose, agradecendo a recepção do público, com a banda Calypso, e usaram a voz real da vocalista, numa letra adaptada, como antes. A escolha da banda foi muito bem pensada, já que é uma banda que teve um fenômeno de vendas e chegou à fama muito rápido. A comparação foi inteligente. O objetivo não era desbancar a rival, mas conseguir se manter ao menos no mercado, onde nenhum produto similar consegue deslanchar, devido à presença muito forte da marca Bombril na mente dos consumidores. A idéia deu tão certo que levou a marca à posição de vice-liderança e gerou mais um comercial no mesmo estilo, desta vez com o Latino, falando de sua extensão de linha.

Comercial do fenômeno, com Calypso: http://www.youtube.com/watch?v=dqF8IX3mxU0&feature=related

Concluindo: a marca Bombril, por ser muito sólida e bem posicionada na mente do consumidor, não tem sua posição de liderança ameaçada, mas a estratégia da Assolan foi muito bem sucedida, se posicionando como um produto de massa, mas de qualidade, que teria condições de competir em pé de igualdade com a rival.

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